A cor vermelha de muitos embutidos deriva de insetos!!!!

Depois da grande polemica sobre um produto da cafeteria Starbucks, os consumidores estão atentos para a coloração dos produtos alimentícios.

De acordo com o do Ministério da Saúde (RD 44, de 1977 ) considera-se corante a substância ou a mistura de substâncias que possuem a propriedade de conferir ou intensificar a coloração de alimento (e bebida).
Existem duas classes distintas de corantes para uso em alimentos, os sintéticos e os naturais. Apesar de os corantes sintéticos apresentarem menor custo de produção e maior estabilidade, o número de corantes sintéticos permitidos nos países desenvolvidos está diminuindo a cada ano, sendo substituídos por pigmentos naturais .

O Corante Carmim de Cochinilha (INS 120) utilizado como ingrediente de inúmeros embutidos, é um corante orgânico natural da categoria das quinonas produzido a partir do inseto Dactylopius coccus .
O carmim tem uma ampla faixa de tonalidades vermelhas (laranja ao vermelho) substituindo os corantes sintéticos, em especial a Eritrosina , de natureza tóxica e carcinogênica que pode causar reações alérgicas, irritações na pele e mucosas, dores de cabeça severa e náuseas.
O corante carmim é estável à luz, ao calor e à presença de antioxidantes, confere uma variedade de colorações relacionadas ao vermelho, e o mais importante, é orgânico!!!

Anúncios

2 comentários em “A cor vermelha de muitos embutidos deriva de insetos!!!!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s