Vinho e água, consumir intercalados ou misturados, como em Roma antiga ?

A água e o vinho sempre caminharam juntos. Os simples bebedores e apreciadores do vinho e a totalidade dos enólogos, sempre indicam uma hidratação abundante intercalada com as taças de vinho.
Os mais puristas preferem a água natural, muitos toleram as gaseificadas, colocando alguns reparos nas com gaseificação artificial ou de forte intensidade.
O consumo de líquidos é uma necessidade do corpo humano para o seu adequado funcionamento, com o consumo de álcool, as ações metabólicas e excretoras dos rins e do fígado, sofrem um aumento importante e, a agua faz parte de todo o processo de incorporação dos nutrientes e eliminação das escórias.
Do ponto de vista prático serve, para reduzir a ressaca, a intolerância do sistema digestivo e da dorzinha de cabeça que pode acompanhar o consumo excessivo de vinho e dos taninos que o acompanham.

No império romano, a bebida também contava com cerimonial e material específicos. Uma peça fundamental da comissatio – etapa do jantar dedicada à bebida- era a cratera, vasilha em que o vinho era misturado à água quente. Esse hábito foi herdado dos gregos, que consideravam a ato de beber vinho puro uma característica dos bárbaros, em oposição aos homens “civilizados”.
O costume, gastronômico, social e medicinal buscava a evitar a embriaguez, uma vez que o elevador teor alcoólico doas vinhos de então chegava a ser de 16% a 18%.
Segundo uma teoria de historiadores, a decadência da aristocracia romana ocorreu, em parte, em razão do envenenamento causado por chumbo – o metal integrava o revestimento dos utensílios de cozinha utilizados pela elite, principalmente nas taças de vinho e sucos de frutas.
Após  as invasões bárbaras e a maior internacionalização da cultura romana, o convivium  sofreu inúmeras alterações, na época medieval, final do império, as cerimônias começaram a reservar ao consumo das bebidas alcoólicas um papel mais central e ritual, associando poder, religião e conotações políticas ao consumo do vinho regional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: