Entenda de Mortadela, embutido com certificação de origem e que harmoniza com várias bebidas


A origem remonta ao século 17 na cidade de Bolonha, feita com carne de suínos jovens e utilizando receitas variadas de temperos. Atualmente, como forma de coibir cópias de baixa qualidade, possui selo de denominação de origem.
O termo mortadela possui duas versões, a primeira defende a derivação de “mortaio” (almofariz) utensílio de culinária responsável pela maceração e textura da carne, já a segunda relaciona o embutido com um preparado romano de carne de porco, aromatizado com murfa e conhecido como forcimen murtato.

Na verdade, a receita pode, as vezes mesclar um pouco de carne bovina e variar nos temperos e nas diferenciações como a famosa mortadela com pistachi.
Os vinhos mais ácidos como os de uvas Sangiovese (Chiantis), harmonizam muito bem com o sal e os temperos. As cervejas compõem os clássico de bebidas associadas às mortadelas, nesse quesito a pedida esta em uma mais encorpada, e com mais amargor para cortar a gordura da mortadela.

De tudo o que se fala e escreve sobre a mortadela, o que continuadamente veem a lembrança certamente é o aroma inconfundível, que fica armazenado junto das melhores lembranças desde a infância.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s