Sudorese diminui o peso, mas não emagrece.

Muitas pessoas acreditam que a perda de suor (sudorese) durante a prática de uma atividade física significa emagrecimento. Na verdade, a sudorese é uma resposta do nosso corpo para o controle da temperatura corpórea por meio da perda de água, mas esta nem sempre é compensada pela ingestão de líquidos e regulação da temperatura.
Sem dúvida, a sudorese promove variação do peso corporal, mas para que o processo de emagrecimento aconteça é necessária à queima de gordura. Esta por sua vez só acontece quando as atividades são sistematizadas (superiores a três vezes na semana), praticadas em intensidade de leve à moderada e por longa duração.
Sendo assim, a realização de exercícios com os corpos cobertos de roupas pesadas ou enrolados em plásticos serve apenas para desidratar.

Sabemos que a desidratação antecede a sede, provocando diminuição do volume de sangue e aumento da concentração de sódio e potássio.
Assim, ao sentir sede o indivíduo já está desidratado e, desta forma, pode apresentar efeitos deletérios ao desempenho físico e à saúde.

Quando sentimos sede já estamos em processo de hipohidratação. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para aumentar o consumo de líquidos.
Mesmo um grau leve de desidratação como 1%, 2% ou 3% do peso corporal pode prejudicar a capacidade de desempenho físico. Já a perda excessiva de 5% do peso corporal pode reduzir a capacidade de esforço em aproximadamente 30%. Na prática, isto significa uma redução na qualidade dos treinos. A desidratação severa, redução de 10% do peso corporal pode ser fatal, uma vez que o exercício nestas condições promove uma rápida elevação da temperatura corpórea e o início das complicações provenientes do calor.
No dia a dia de uma cozinha, da mesma forma que na atividade física, devemos abusar dos líquidos.
Autora: Nutricionista Michele Trindade
Referências:
Machado-Moreira CA et al. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Rev Bras Med Esporte. 2006; 12(6):405-409.
American College of Sports Medicine – Position Stand: Exercise and fluid replacement. Med Sci Sports Exerc. 1996; 29:1-11.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s