Nutrição dos atletas começou em Roma Antiga


Hoje em dia, ao ligar o rádio, ouvindo entrevistas de televisão ou em revistas da moda, sempre nos deparamos com orientações nutricionais para os mais variados fins. A alimentação dos aletas esta nessa lista e é uma das preocupações de quem pratica algum esporte e procura o melhor desempenho possível.
Em relatos históricos como De Alimentorum Facultatihus atribuído ao médico romano Galeno em dois D.C., existe um texto dedicado a considerações sobre a dieta de gladiadores.

Como resultado de inúmeras pesquisas desse assunto podemos estabelecer um quadro geral da alimentação desses “atletas”. Inicialmente é importante que saibamos da existência de um grupo denominado “Bestiari”, dedicados a luta com os animais e responsáveis pelo suprimento de carne a todos os gladiadores, sim, essa era a origem da carne oferecida nas refeições.

Outro aspecto relevante reside na altura, em torno de 168 a 170 cm, muito distante da imagem dos filmes clássicos, peso ao redor de 90 quilos, resultado da grande massa magra conseguida por muito exercício, principalmente de braços e pernas, existem descrições de que o braço que empunhava a faca ou espada teria um diâmetro em torno de cinco centímetros maior que o do lado oposto.

Alimentação de gladiadores:

Três refeições diárias.
Feijão em grande quantidade.
Cevada em forma de pães ou como acompanhamento de carnes
Frutas secas.
Bebidas como “suplementos”, a base de ossos moídos, cinzas de carvalho e mel de abelhas.

No dia anterior às lutas, de forma semelhante aos dias atuais, preparatórios às maratonas, existia um grande banquete, nesse caso, uma apresentação dos atletas com possibilidade de apostas nas lutas.

Fontes:
Dias Lopes; Paladar (13/06/2012) in O Estado de São Paulo
www.nutricaosaudavel.com.br, acesso em 20/07/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s