Descobrindo alguns segredos do café

Em quase todos os documentos de historiadores, a origem do café remonta aos famosos pastores de cabras da África, em uma região onde hoje esta a Etiópia. Eles perceberam o comportamento estranho dos seus animais depois de comerem os grãos de certa planta, passaram a utiliza-la na sua alimentação diária, desta forma nascendo o café.

O café pertence, no reino vegetal, a família Rubiacea , subdivide-se em 70 espécies diferentes, sendo que três originam as variedades do café consumido comercialmente.
A composição química identifica quase 1500 compostos diferentes, responsáveis por sensações gustativas, aromas  e muitas outras percepções à degustação.

Os baristas, profissionais dedicados aos processos de preparo café, listam mais de cem fatores externos que podem interferir no produto final, a pequena xícara de café, consumida no balcão de uma remota padaria ou ao final de um requintado almoço em Roma.
Os dados técnicos estabelecem a quantidade de 50 grãos como suficientes para a elaboração de uma xícara de café expresso, bem como, referem que o tempo de mescla da água fervente com o pó, deve ser de exatos vinte e cinco segundos.
Uma das mais polemicas formas de degustação do café, reside na utilização do açúcar. Segundo apreciadores, ele deve ser tomado puro, apreciado in natura. Já alguns especialistas ressaltam que o preparado final já possui certa quantidade de açúcar, do tipo frutose, suficiente para adocicar a bebida.
No entanto, o café de qualidade inferior possui sabor residual amargo, que poderia ser mascarado pela adição do açúcar.
Adoçantes, nunca, é uma heresia misturar a bebida magnífica e natural a um produto químico artificial!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s