Referências sobre a obesidade no Talmude

No Talmude – o “estudo” enciclopédico da lei judaica, que contém as opiniões e ensinamentos dos antigos sábios judeus baseados nas interpretações dadas aos relatos da Tora, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, compilado durante o período de 300 a. C. até 500 a. C. – há diversas citações sobre obesos e obesidade.
A mais relevante é o relato da cirurgia a que foi submetido o rabino Eleazar, famoso pela sua obesidade. Ele foi levado para uma casa cujas paredes eram todas em mármore branco, o que possibilitava maior limpeza para o ato cirúrgico. Para suportá-la, foi lhe administrada uma poção soporífica; o seu enorme abdome foi aberto e de dentro foram retiradas numerosas cestas de gordura. Não há relato de quem fez a cirurgia, como o rabino se recuperou e se voltou ou não à vida normal. Está é, sem dúvida, a primeira referência à obesidade visceral e à cirurgia como terapêutica. Há outra menção, da mesma época, quanto a esse tipo de procedimento, quando uma operação semelhante foi realizada no filho obeso do cônsul Lúcio Apronius e relatada por Plínio.
Outra situação do Talmude sobre a obesidade conta que o rabino Eleazar Ben Simeon e seu pai, o também rabino Simeon Yochai, fugiram das autoridades romanas da Galiléia e viveram escondidos numa caverna por um período de 13 anos comendo somente tâmaras e poucas frutas. Embora a dieta fosse frugal, o rabino Eleazar e seu pai engordaram, tornando-se obesos. Eles certamente não observaram que dentro da caverna a atividade física era muito restrita….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s