Queijo Minas artesanal, muito além do alimento.

O queijo foi trazido para Minas Gerais pelos colonizadores portugueses, na época do auge da mineração e extração de ouro. O queijo feito do leite cru era um alimento artesanal que se adaptava bem ao clima serrano das minas. Além de muito consumido em suas regiões de origem, logo começou a ser levado para outros locais pelos tropeiros que passavam pelas regiões produtoras dos queijos.

As características do queijo minas fazem dele um alimento único que, em 2007, passou a ser considerado patrimônio cultural do Brasil. O queijo é tão incorporado na cultura brasileira que está presente até em ditos populares como “pão, pão, queijo, queijo” ou “um abraço, um beijo e um queijo”.

Apesar das mesmas técnicas de preparo, os queijos de Minas artesanais produzidos nas regiões do Serro, Serra da Canastra e Serra do Salitre apresentam características organolépticas (consistência, sabor e aparência) diferentes, graças às condições de clima e solo específicos. O ingrediente responsável por essas diferenças é o pingo, fermento láctico utilizado em sua produção que possui a ambiência bacteriana de cada local.

Seu sabor único pode ser apreciado de diferentes formas que vão deste o queijo puro até o famoso pão de queijo, passando pelas broas de fubá com queijo e cuscuz de mandioca com queijo.

RECEITA DE PÃO DE QUEIJO

1 copo de água
1 copo de óleo
1 Kg de polvilho azedo
Leite (quanto for necessário)
½ colher (sopa) de sal
4 ovos
500g queijo Minas artesanal, ralado em ralo grosso

Modo de Preparo
Ferva a água junto ao óleo. Em um recipiente, adicionar essa mistura ao polvilho, misturando até que esfrie. Comece a sovar a massa e vá acrescentando o leite. Coloque os ovos, sem parar de sovar. Por fim, adicione o queijo. Unte as mãos com óleo e enrolar os pães de queijo. Coloque em uma forma untada e leve ao forno para assar.

Autora: Nutr. Marilia Zagato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s