Poderosa, mas comumente esquecida, a dupla cravo e canela reserva benefícios além do que muitas pessoas imaginam…
Ambas as especiarias têm origem milenar, e são nativas do Oriente. Cogita-se utilizá-las para a conservação de alimentos, já que possuem atividade antioxidante e antimicrobiana. Essa ação antioxidante e anti-inflamatória atribuída ao cravo e à canela é estudada como provável auxiliar no tratamento de várias doenças como a síndrome de ovário policístico, obesidade e esclerose múltipla.
Além de ser fonte de fibras e minerais como manganês, ferro e cálcio, a canela reduz a velocidade em que o açúcar é liberando no sangue, controlando a glicemia, e beneficiando especialmente os pacientes diabéticos tipo II. Certos estudos sugerem que essa especiaria também pode reduzir o colesterol e triglicérides; diminuir a proliferação de células cancerígenas como leucemia e linfoma; aliviar dores musculares e de artrite;eauxiliar no tratamento de doenças respiratórias. Para os preocupados com o surgimento de rugas, segundo publicação do Journal of Agricultural and Food Chemistry em 2012, o extrato de canela ainda facilita a biossíntese de colágeno, importante proteína que confere firmeza e elasticidade à pele.
Vale lembrar que essas iguarias devem ser utilizadas apenas como coadjuvantes, e não como terapia principal, e que uma colher de chá por dia já é suficiente. Evite exageros! Aproveite para combinar os benefícios ao sabor adocicado e aroma que essa dupla possui, adicionando ao café, frutas, preparações doces ou salgadas… Use a criatividade!
Nutricionista Tatiana Sadalla Collese
Ótima publicação, muito informativa e bem escrita!!!
verdade
Considerando que se utiliza apenas 1-2 c. de chá não ser deve considerar a canela como uma boa fonte de fibra ou cálcio. O valor dos nutrientes nessa porção é irrisório.
obrigada me ajudou bastante na materia de prova eu amei bjs
Mto bom…amei