Cappuccino: a bebida dos frades

O cappuccino, uma bebida típica da Itália, tem em seu nome a referência aos frades Capuchinhos. A história de sua criação, considerada por muito, uma lenda, conta que em 1683, durante a invasão Otomana em Viena, Marco d´Aviano, que pertencia à ordem dos frades Capuchinhos, teve importante participação na vitória cristã. Após a desocupação, segundo a lenda, os turcos deixaram sacos de café para trás. Os vienenses acharam aquele líquido muito amargo e forte, e por isso adoçaram com mel e leite. Esta bebida foi chamada cappuccino, em homenagem a Marco d´Aviano – os frades receberam este nome pelo hábito com capuz e a bebida por sua cor, que lembra a do hábito.

Na verdade, as referências para seu surgimento datam do início de 1900 na Itália, e foi popularizado ao mesmo tempo em que as máquinas de café expresso foram disseminadas nos cafés e restaurantes.

O cappuccino tradicional consiste de três partes: a primeira de expresso, seguido de quantidade similar de leite quente e, na parte superior, espuma de leite (leite vaporizado). Como servido na Europa e Coffeehouses artesanais, seu volume tem aproximadamente 150ml. O preparo do cappuccino requer muita técnica, pois fatores como temperatura do leite e dose do expresso, podem influenciar muito no resultado final.

Em algumas ocasiões, no topo da bebida pode ser salpicada raspas de chocolate, canela ou outras especiarias. No Brasil, é comum a adição de chocolate em pó, ou mesmo do chocolate em barra derretido, entretanto, foge da receita original.

Autora: Nutricionista Marilia Zagato

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s