Chia: de semente nutritiva a alimento milagroso

A chia, um alimento de elevado valor nutricional, passou a ser indicada como alimento que previne doenças, ajuda a emagrecer e diminui a absorção de gordura. Será que todas essas alegações são realmente verdadeiras? Seria a chia um alimento milagroso? Imagem

A perda de peso está relacionada à alimentação saudável e prática de exercícios físicos, desta forma, não há alimentos mágicos que possuam este efeito. A chia, por conter fibras solúveis, tem grande capacidade de aumentar seu volume, dando a sensação de saciedade e diminuindo a velocidade do esvaziamento gástrico, ou seja, faz comer menos e demorar mais para sentir fome. Entretanto, não há comprovação de que seja responsável pela perda de peso. Da mesma forma, muito se fala a respeito da sua influência no controle do diabetes, de neoplasias (câncer) e dislipidemias (alterações no colesterol e triglicérides), mas essas ações ainda precisam de maiores investigações.

O que podemos afirmar, de fato, é que a chia possui importantes propriedades nutricionais como o elevado teor de proteínas de alto valor biológico, de fibras alimentares e de alguns minerais como cálcio, magnésio e potássio. Assim, por que não pensar em utilizar a chia nas preparações do dia a dia? Encontrada na forma de farinha, grão ou óleo, pode substituir ingredientes menos saudáveis, sem alterar o sabor da receita, como em bolos ou pães.

Inclua a chia na sua alimentação e aproveite seus benefícios.

Nutr: Marilia Zagato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s