Entendendo a beleza, o sabor e o aroma das Flores Comestíveis

ImageAs flores comestíveis, cada vez mais assíduas nos cardápios, proporcionam beleza, sabor e aroma às preparações. Chefs de cozinha de vários países utilizam este recurso em criações gastronômicas para surpreender seus clientes. Embora pareça estranha essa utilização, lembramos que algumas flores são de consumo habitual como brócolis, couve-flor e alcachofra; a novidade fica para as flores consideradas, anteriormente, apenas ornamentais. Dentre elas podemos destacar: Amor-perfeito, Hibisco, Borago, Capuchinha, Calêndula, Flor de Cebolinha, Rosa, Flor da Abobrinha, Violeta e Lavanda.

Utilizadas em saladas, sopas, doces, sorvetes, no interior de cubos de gelo das bebidas, e onde mais a criatividade permitir, é importante que a aquisição das flores seja cuidadosa e selecionada, uma vez que existem alguns tipos que possuem substâncias tóxicas e não devem ser utilizadas na alimentação de forma alguma. Portanto, para garantir a qualidade, não procure floriculturas (suas flores recebem pesticidas), mas sim produtores específicos ou supermercados, e verifique as embalagens, pois normalmente possuem uma certificação (selo) de alimento orgânico.

Conheça como utilizar as flores em diferentes preparações:

Capuchinha: possui um sabor levemente picante e acre e muito utilizada em saladas. As flores podem ser consumidas recheadas com queijo e cebolinha. Suas sementes também são comestíveis e lembram o sabor de alcaparras.

Calêndula: sua utilização deve-se mais a coloração, amarelo-alaranjada, que ao seu gosto, que lembra levemente o açafrão. As pétalas combinadas com as folhas são bons aromatizantes para bebidas.

Borago: pode ser utilizada in natura em saladas, ou levemente cozida em algumas preparações.

Amor-perfeito: possui aroma suave e sabor ligeiramente adocicado e, por isso, é muito utilizada em xaropes e licores. Também é boa opção para complementar saladas, decorar sobremesas e enfeitar pratos.

Hibisco: tem coloração avermelhada e gosto ácido, ótima para a preparação de geleias e doces.

Flor de cebolinha: excelentes para dar sabor e um toque acebolado.

Rosa: as pétalas dão um toque especial aos doces em calda e geleias. Podem também ser utilizadas em saladas de fruta ou molhos com frutos do mar.

Nutr.: Marilia Zagato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s