A tão conhecida Banana

ImageA banana é, provavelmente, a fruta mais conhecida pelos brasileiros, então qual o motivo para falar a respeito dela? O motivo é exatamente este!

Com milhões de apreciadores pelo mundo, não é de se estranhar que ela é o quarto produto alimentar mais consumido mundialmente, ficando atrás apenas do arroz, trigo e milho! No Brasil, a banana é a fruta de maior consumo per capita, atingindo cerca de 35Kg por ano, em todas as camadas da população.

Não é difícil entender essa preferência, afinal a banana madura possui sabor doce e agradável, é fácil de ser consumida, tem preço acessível, combina com vários alimentos diferentes e ainda é saudável. In natura, coberta com açúcar e canela, com aveia e mel, em doces, tortas, pizzas, saladas, vitaminas, empanada e frita, em pratos salgados com peixe, entre outros. Essa é a versatilidade da banana que não para por aí; folhas da banana podem ser usadas para envolver assados e até a banana verde, pela sua grande quantidade de amido, é protagonista de alguns pratos como o Azul-Marinho, um peixe ensopado que fica com esta cor graças a liberação de taninos da banana verde.

Além das muitas opções de consumo, ainda é possível se beneficiar de suas propriedades. A composição varia de acordo com o estado de maturação e entre os diferentes tipos: nanica, prata, ouro, da terra e maçã. Ainda assim, contem grandes quantidades de potássio, fósforo, cálcio e magnésio, além das vitaminas C, B6 e folato (B9).

Apesar de ser amplamente produzida no Brasil e demais países tropicais, a banana teve sua origem no sudeste da Ásia há pelo menos 5000 a.C. Por aqui, as bananeiras só apareceram entre os séc. XV e XVI quando os colonizadores portugueses disseminaram a fruta em suas colônias.

Ficou com vontade? Escolha seu tipo de banana preferido e bom apetite!

Autora: Nutr. Marilia Zagato

Deixe um comentário