Em vários meios de comunicação, sejam na mídia leiga ou em revistas e livros especializados, existem citações a recomendações nutricionais. Talvez a mais popular seja aquela atribuída a Hipócrates, o pai da medicina, segundo estudiosos ele ensinava farmacologia e tratamento clínico de enfermidades citando que: “devemos fazer do nosso alimento o melhor remédio”.
Nas antigas escrituras indianas chamadas de VEDAS (1500 a 900 AC), paralelo aos conceitos e símbolos do hinduísmo, estão recomendações nutricionais. Nestas, paradoxalmente atuais em termos conceituais, repousam preceitos sobre bem estar, saúde e prevenção de doenças com alimentação e escolha saudável.
Preceitos nutricionais VEDAS:
SATVIK:
Mescla de frutas frescas, leguminosas, hortaliças cereais em grãos e castanhas. Responsável pelo equilíbrio do corpo que conduz a paz interior e tranquilidade para a mente.
RAJASIK:
Envolve o consumo de carnes variadas, sal e açucares, bem como a utilização de grãos refinados. Estabelece relação direta com ansiedade, irritabilidade e insônia.
TAMASIK:
Representado pelos alimentos de origem animal, principalmente os gordurosos. Relacionados a preguiça, sonolência e falta de estimulo á atividade física.