Zinco: benefícios e ações na imunidade e estética

O zinco é um mineral pequeno que desempenha importantes papéis estruturais. Ele é o segundo mineral com maior distribuição no corpo humano, mostrando que vale discutir a respeito de suas atividades no organismo.

O zinco é classicamente descrito como um componente essencial de muitas enzimas envolvidas em todas as principais vias do metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Também possui um importante papel antioxidante e na produção de DNA e RNA das células.

Uma de suas funções que merece destaque é seu efeito sobre a resposta imune, resistência a doenças e melhoria da saúde. Este mineral afeta o sistema imune através de diferentes mecanismos, pois possui grande papel sobre a estabilidade da membrana dos linfócitos (tipo de célula de defesa).

Também é possível observar benefícios estéticos relacionados à quantidade adequada de zinco no organismo. Dentre essas ações podemos citar: o combate aos radicais livres, diminuindo o estresse oxidativo e aumentando ação antiinflamatória; na pele, apresenta redução da acne novamente pela redução do processo inflamatório e por sua ação cicatrizante.

A deficiência é dificilmente detectada, já que não apresenta sintomas clínicos específicos. A recomendação dietética diária de zinco para mulheres é 8mg e 11mg para homens. O consumo do zinco está associado à ingestão de proteínas, principalmente de origem animal como ostras, mariscos, carne vermelha, fígado e ovos. Nozes e leguminosas são consideradas boas fontes, já os cereais, não. Por isso, vegetarianos com dietas muito restritas são mais propensos à deficiência de zinco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s