É comum encontrar aqueles que acreditam que, durante a prática de uma atividade física, a perda de suor (sudorese) significa emagrecimento. Esta conclusão não é correta, já que, na verdade, a sudorese é um mecanismo para o controle da temperatura do corpo, por meio da perda de água.
É fato que a sudorese promove variação do peso corporal, pois há a perda de água. Entretanto, não se pode esquecer que para o processo de emagrecimento acontecer é necessário a redução de gordura. Assim, a realização de exercícios com os corpos cobertos de roupas pesadas ou enrolados em plásticos servem apenas para desidratar.
Vale ressaltar que a desidratação vem antes da sede, ou seja, ao sentir sede o indivíduo já está desidratado e, desta forma, pode apresentar baixo desempenho físico e problemas à saúde. Esta é a razão pela qual não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos.
Durante a prática de exercícios, mesmo um grau leve de desidratação como 1%, 2% ou 3% do peso corporal podem prejudicar o desempenho físico. Já a perda excessiva de 5% do peso corporal pode reduzir a capacidade de esforço em aproximadamente 30%. Na prática, isto significa uma redução na qualidade dos treinos. A desidratação severa, redução de 10% do peso corporal, pode ser fatal, uma vez que o exercício nestas condições elevação rapidamente a temperatura do corpo e pode iniciar complicações provenientes do calor.
Enfim, já que o emagrecimento não acontece com a sudorese, pratique exercícios com roupas leves e não esqueça a ingestão de líquidos antes, durante e após o exercício físico.