O que é Glútem? Devemos evita-lo?

Glutem
gluten1É a fração proteica presente em cereais como trigo, aveio, centeio e cevada
Os alimentos com glúten são todos os alimentos derivados dos cereais trigo (alimentos com farinha de trigo e semolina, por exemplo), aveia (flocos, farelo ou farinha), centeio (farinha de centeio usada em preparações de pães) e cevada (malte/cerveja)

No indivíduo saudável o glutem sofre processo de digestão proteica pelas enzimas digestivas e seus aminoácidos são absorvidos. Nos indivíduos com doença celíaca a presença do glutem no intestino leva a produção de anticorpos iniciando um processo inflamatório.

Quando se retira o glúten da alimentação do individuo saudável nada acontece. No celíaco, ocorre melhora do processo inflamatório intestinal melhorando sintomas como diarreia, dor abdominal, distensão e emagrecimento.

Qualquer desconforto abdominal deve ser avaliado por um medico. Os alimentos que contêm glutem também contem carboidratos e fibras que são fermentado pelas bactérias intestinais produzindo gases. O consumo excessivo destes alimentos leva a um aumento da produção de gases e consequente dor e distensão abdominal.  As pessoas com este tipo de sintomas podem não ser intolerantes ao glutem, mas apresentarem um desbalanço na flora intestinal, conhecido como disbiose intestinal, aumentando a produção gasosa.
A retirada não é maléfica, mas também não é necessária em quem não tem a doença.

Considerando o grande número de alimentos que contêm glutem, restringindo estes, estará restringindo uma variedade de alimentos e consequente mente, de vitaminas e minerais.

É um grande erro imaginar que a simples retirada de alimentos com glutem teria papel importante no emagrecimento, os alimentos ricos em gluten também podem ser ricos em calorias, como pães, macarrão e cerveja, por exemplo.

É obrigatório que todo alimento que contem glutem na composição tenha na embalagem descrito se contém ou não contém glutem.

Autora: Dra Daniela F. Gomes

Anúncios

Um comentário em “O que é Glútem? Devemos evita-lo?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s