Trufa ou tartufo, o que interessa é saber conserva-lo


1151_1936_071213170610b_gUma vez colhido na sua melhor condição, o tartufo não dura por muito tempo, os métodos mais especiais alongam a vida em, no máximo 30 dias.

Muito rapidamente, tem início um processo químico de maturação bioquímica que lhe rende menos consistência, alterando seu aroma. No entanto, existem ocasiões, em que, por causa de uma força maior, viagens, datas especiais etc… precisamos conserva-los nas melhores condições possíveis.

Vamos a algumas dicas de especialistas:

Alguns aconselham: antes de tudo não retirar a terra para não acelerar o processo de formação de microorganismos, devemos simplesmente embrulha-los com papel poroso, papel toalha, por exemplo.

Outros aconselham que se embrulhe cada tartufo em um pedaço de guardanapo de papel e coloque em um frasco com tampa mantendo-o fechado, na parte menos fria da geladeira. O guardanapo deve ser trocado todos os dias. Este método permite uma conservação de no mínimo oito a dez dias, não mais para o tartufo branco e uns quinze para o Negro. Esse método promove um resfriamento, que prolonga a vida útil e uma discreta umidificação.

O outro método é o do arroz, que consiste em conservar o tartufo afundado em um pote. No entanto, esse método não é um dos melhores, porque deixa que o tartufo seque, retirando o ar e facilitando a excessiva maturação.

Outro sistema para conservar mais a longo cada espécie de tartufo é aquele de deixar curtir em óleo, recobrindo uma salsinha, na geladeira. Dessa forma, pode-se conservar por mais de um mês sem alteração de seu sabor. Ou mesmo se pode triturar, se negro, ou fatiar, se for o branco, e acrescentar um pouco de manteiga e um pouco de sal, esse método propicia uma durabilidade de aproximadamente um mês.

Mas o que interessa é inseri-lo rapidamente na nossa melhor receita…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s