A verdadeira Bruschetta é “Al Pomodoro”

italian-bruschetta-food-isolated-white-6679253O tradicional prato, sempre servido como entrada, nas diferentes regiões da Itália, requer cuidados no preparo, mas permite diversas adaptações aos paladares ou aos ingredientes disponíveis.

De início a palavra bruschetta deriva de bruscato, pão torrado. Na verdade, a fatia de pão deve ser levemente “marcado na grelha”.  Inicialmente o pão ainda quente é temperado com sal, recebendo por cima um fio de azeite.

As regiões, nas quais a popularização da bruschetta domina os cardápios, como o Lazio, Abruzzo, Toscana e Umbria, as receitas variam de acordo com as disponibilidades dos produtos regionais e da criatividade dos cozinheiros, mas certamente, o tomate, azeite, alho, sal e manjericão formam o esquadrão de frente de qualquer cardápio.

No preparo, o tomate sem pele, deve ser  cortado em pequenos cubos, na sequencia temperado com azeite e sal. O alho, componente importante do sabor, deve ser esfregado sobre cada fatia do pão, de forma vigorosa para deixar um gosto residual característico.

O pão coberto pelos cubos de tomate, distribuídos uniformemente e novamente cobertos por um fio de azeite deve ser levado ao forno previamente aquecido. O ponto final do preparo é caracterizado pelo início da mudança de cor das bordas, como que ficando com aspecto de torradas!

Nesse momento devem ser retirados do forno, receber folhas de manjericão sobre a cobertura e servidas ainda quentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s