Quercitina e outros flavonóides na prevenção da doença cardiovascular

imagesEstudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, comprovou que o consumo diário de maça, fruta rica em quercitina, melhorou os níveis de colesterol de pacientes que faziam tratamento com estatina.

A quercetina é o flavonoide do momento e esta inserida em muitas pesquisas sobre alimentação saudável e em inquéritos epidemiológicos avaliando a sua relação adjuvante aos benefícios das estatinas – medicação redutoras de colesterol com ampla evidência científica de redução de problemas cardiovasculares. Mas, o fato da quercetina, ou de outro flavonoide, apresentar potencial efeito antioxidante não é sinônimo de que possua funções milagrosas. Há que se lembrar que diversos estudos, com milhares de pacientes, falharam em demonstrar qualquer benefício cardiovascular com a suplementação de substâncias antioxidantes.
Os flavonoides, como a quercitina, teriam uma ação de relaxamento arterial. Mas para isso, é preciso aliar altas doses de vegetais ao baixo consumo de sal e aumento da atividade física, bem como, redução da ingesta de gorduras saturadas.
Há mais de uma década, a Dieta do Mediterrâneo, que se caracteriza pela riqueza do consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes e azeite de oliva, mostrou ser capaz de reduzir a chance de um novo infarto e de morte em indivíduos que já haviam tido um primeiro infarto

Na realidade, uma dieta caracterizada simplesmente por um alto consumo de frutas e verduras também estaria associada a benefícios efetivos na redução da Doença Cardiovascular? Essa pergunta merece consideração à luz de estudos multicêntricos com grande número de observações.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s