A nossa maçã do dia a dia (Malus pumila) é muito significante na dieta do Brasileiro, não somente pelo fato de ser uma fruta tradicional que é inserida geralmente na primeira infância do indivíduo, mas também pelas suas atividades benéficas comprovadas, principalmente as associadas às fibras solúveis e insolúveis. Na atualidade, alguns estudos atribuem mais um benefício à maçã, a atividade antioxidante encontrada na sua casca, e uma atividade antiproliferativa contra as células cancerígenas através dos triterpenóides, composto esse, que é encontrado em algumas cascas de frutas e auxilia também na redução da incidência do câncer de pulmão, da atividade citotóxica e das famosas doenças cardiovasculares.
O estudo da American Chemical Society aponta também que os benefícios podem aumentar se houver uma associação com a ingestão de vegetais de um modo geral.
Fonte: J. Agric. Food Chem. 2007, 55, 4366-4370 Department of Food Science and Institute of Comparative and Environmental Toxicology, Cornell University, Ithaca, New York