Açaí, o fruto que ganhou o mundo

O açaí, fruto de origem indígena, é produto do açaizeiro, espécie de palmeira que existe em toda a região da Amazônia. O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador de açaí, entretanto, é no Pará que está sua maior concentração natural. A culinária paraense emprega o fruto de diferentes formas, sendo amplamente consumido em forma de mingau preparado sem sal nem açúcar, acompanhando peixe, camarão, charque e farinha de mandioca. Já no Sul e Sudeste do país são mais comuns os sucos e cremes.

É um fruto extremamente nutritivo, que possui grande quantidade de fibras, além de boa fonte de vitamina E, e alguns minerais como potássio, cálcio e magnésio. Possui também alto teor de antocianinas, responsáveis pela cor roxa do fruto, que são antioxidantes com propriedades anticarcinogênica, antiinflamatória, além de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e neurológias. As antocianinas são encontradas também em vinhos e sucos de uva, porém a quantidade presente no açaí supera em até 10 vezes a do vinho tinto.

Outra curiosidade que vale a pena ressaltar é a respeito do valor energético do açaí, que se dá principalmente pelo seu conteúdo de lipídeos (gorduras), que correspondem a aproximadamente 70% das calorias contidas no alimento. O perfil dessas gorduras se assemelha a do azeite de oliva tendo 25% saturadas, 15% poliinsaturadas e 60% monoinsaturadas. Essa composição confunde os praticantes de exercício físico que o utilizam para ter mais energia durante o treino, entretanto nestes casos a melhor fonte são os carboidratos, presentes em pequena quantidade no fruto.

Assim como outros alimentos, o açaí é uma iguaria brasileira que ganhou fãs pelo mundo inteiro, mas não é tão fácil encontra-lo fora do Brasil. Portanto, aproveite que está no país e deguste uma preparação com açaí, saboreando seu sabor exótico e desfrutando os benefícios nutricionais.

Nutricionista Marilia Zagato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s