Versátil, saborosa e acessível, a batata tem seu lugar garantido em diferentes pratos e nos mais exigentes paladares.
Seu cultivo é originário da América do Sul (há cerca de 8000 anos), nas regiões da Cordilheira dos Andes, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Chile. Apenas em 1570 é que a batata foi levada pelos Espanhóis para a Europa e foram eles, os europeus, que a transformaram em um importante ingrediente.
A batata contém aproximadamente 75-80% de umidade, 20-23% de carboidratos e 2% de proteínas, sendo que do conteúdo de carboidratos, 80% é amido. Mas nem só de carboidrato é feita a batata. De acordo com dados da FAO (2008) este tubérculo apresenta vitamina C, complexo B e minerais como fósforo, potássio, magnésio e ferro. O teor destes minerais pode apresentar variações em função do tipo de batata, local de plantio, clima, maturação e armazenamento.
A aplicabilidade da batata é definida pelas características de cada variedade:
Batata Ágata: amarela, oval, bastante consistente quando cozida ou assada.
Batata Asterix: com casca vermelha e polpa amarela, possui formato oval alongado, e tem ótimas características tanto para o cozimento quanto para fritar.
Batata Atlantic: formato oval arredondado, com casca áspera e polpa branca, é ideal para preparar batata tipo chips (rodelas finas e fritas).
Bintje: formato alongado, com casca e polpa amarela, possui sabor neutro e é boa cozinhar, assar e fritar.
Markies: formato oval alongado, com casca e polpa amarela, tem ótima consistência e, por isso, é ideal no preparo de massas. Também pode ser usada para cozida, frita e assada.
Monalisa: é grande, formato oval alongado, com casca e polpa amarela clara. Pode ser utilizada cozida ou assada.
Mondial: parecida com o tipo Monalisa, porém a casca possui coloração mais forte.
Para armazenar a batata, não coloque em geladeira. Deixe em um local fresco, escuro e ventilado. O excesso de luz deixa a batata esverdeada e a temperatura da geladeira transforma o amido, deixando-a com um sabor adocicado.
Com diferentes tipos de batata você pode cozinhar, fritar, preparar um purê, um rösti, uma tortilla, e até gratiná-la ou recheá-la. É seu sabor pouco marcante e essa imensa versatilidade que a torna tão popular. Afinal, quem é que não gosta de batata?